
Em uma dieta baixa em carboidratos, a ingestão de carboidratos é limitada a cerca de 5 a 10 por cento, de modo que proteínas e gorduras tenham precedência em nossos hábitos alimentares, para ser capaz de manter a saciedade e evitar crises de fome.
É mantendo essa sensação de saciedade que se consegue evitar o desejo por doces, e esse é um bom motivo para os diabéticos adotarem uma dieta pobre em carboidratos para controlar seu estado.
Seguir esse tipo de dieta evita o consumo excessivo de carboidratos, o que leva a níveis mais elevados de açúcar no sangue.
- O diabetes é uma condição na qual o corpo é incapaz de ingerir adequadamente o amido e o açúcar.
- Para que uma dieta funcione a favor do diabético, ela deve ser pobre em gordura, rica em fibras e repleta de minerais, vitaminas, fitoquímicos e antioxidantes.
- Manter os tipos de alimentos com baixo índice glicêmico também é importante.
- Os alimentos permitidos em dietas com baixo teor de carboidratos são carne, frango, ovos, queijo, peixe e alguns vegetais selecionados.
Por outro lado, algumas fontes dizem que eliminar totalmente os carboidratos não é recomendado para os diabéticos, pois os carboidratos da dieta são vitais, pois servem como principal recurso de energia e nutrientes em nosso organismo.
Na dieta de um diabético, carboidratos em quantidades excessivas podem ser desaprovados, mas as autoridades recomendam uma dosagem diária não inferior a 130 gramas.
No entanto, estudos demonstraram que a dieta baixa em carboidratos não causou efeitos indesejáveis nos níveis de insulina, glicose, pressão arterial ou colesterol.
Também vale a pena observar que é possível alterar a dieta de acordo com suas necessidades específicas.
A este respeito, antes de seguir qualquer dieta, certifique-se de consultar o seu médico para se certificar de que está a receber todos os nutrientes certos que o ajudarão a controlar a sua condição.
Os efeitos de limitar a quantidade de carboidratos em sua dieta se manifestam como:
- Perda de peso devido a uma ingestão menor de calorias;
- Além disso, a manutenção bem-sucedida de seu peso ideal;
- Lembre-se de que, com a perda de peso, os níveis de açúcar no sangue e de insulina do corpo melhoram naturalmente;
- Mesmo uma perda de peso de apenas 10% é uma melhoria substancial no sentido de controlar melhor o diabetes.
Esta é uma deliciosa receita de mousse low carb para diabéticos comerem a vontade sem medo, pois é sem açúcar mas delicioso como o clássico, assista ao vídeo e aprenda:
Além disso, quando a perda de peso é parte de sua meta de alcançar uma saúde melhor para tornar sua condição mais suportável, é melhor combinar uma dieta cuidadosamente planejada com uma rotina de exercícios que seja fácil de seguir.
Caminhadas diárias e algumas dezenas de repetições com pesos livres são bons exercícios de baixo impacto que você pode adotar.
O exercício regular não ajuda apenas a combater a diabetes; também promove uma sensação de bem-estar que o ajuda a manter a atitude certa em relação a uma vida mais saudável para o bem.